segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A Tia da Escolhinha

 Quando criança estudei numa EMEI.  Minha professora chamava-se Cristina. A Tia Cristina. Tradição no Brasil, todas as professoras de educação infantil são chamadas de tias.

Quando fui ao ensino fundamental, as coisas mudaram, as 'tias' viraram 'prôs'. E no ensino médio, as prôs que mais gostávamos nos davam a liberdade de chamá-las de 'tias' novamente.

Ao ir à faculdade, recém-saída do ensino médio e cheia e vícios daquela época, num lapso, chamei  a professora de Francês de 'tia'. Ela, com olhar de horror, virou para mim e disse: - Que falta de respeito é essa? Quem você pensa que é para me chamar de 'tia'? ; que vergonha passei...

Nos Estados Unidos todas as professoras são chamadas pelo sobrenome: Miss Smith, Misses Williams, Ms Jones... e isso acontece desde o jardim da infância. Um sinal de respeito e de distanciamento.

Agora, e aqui, por que a Professora de Educação Infantil é chamada de tia? 

Vamos deixar claro: Tia, é irmã de sua mãe, ou irmã de seu pai. E só isso. Nós somos P-R-O-F-E-S-S-O-R-A-S.  No meu caso, TEACHER, já que leciono em escola bilingue.

Não há motivo algum em diminuir a profissional à 'tia'. Veja, toda professora estudou no mínimo 4 anos de graduação, a maioria tem pós-graduação, uns 60% tem duas graduações, no caso das professoras de escola bilingue, falam fluentemente um segundo idioma, grande parte teve vivência e cursos no exterior; participamos de treinamentos, workshops e palestras semestralmente, ou seja, muitas educadoras tem MUITO mais graduação que muitos profissionais de outras áreas. Você chamaria seu médico de 'tio'? Ou seu advogado? Ou ainda, seu chefe?? 

Pois é, somos profissionais como todos os outros. Muitas vezes mais dedicados que muita gente. É verdade que mal-pagos, isso é. Mas sinceramente, não dá para ser professor sem ter dom e paixão. Muita gente até se forma em Pedagogia, Letras ou Matemática, mas praticar é para poucos, só para aqueles que tem amor pela profissão...

E diminuir um profissional tão dedicado à 'tia', é humilhante. E hoje entendo minha Professora de Francês, sinto o que ela sente. Depois de tantos anos de estudos, tanta dedicação, eu tenho sim ORGULHO de ser PROFESSORA.



XOXO, Teacher Gaby

Um comentário:

  1. não acho humilhante,é uma forma carinhosa pq tia é proximo de mãe.

    ResponderExcluir